Vyvanse e Adderall são ambos medicamentos estimulantes prescritos para tratar o TDAH. Estimulantes (também conhecidos como psicoestimulantes) são a primeira linha de medicamentos, devido à sua eficácia no tratamento de sintomas de TDAH.

Ambas as drogas agem no sistema nervoso central, o que aumenta o número de neurotransmissores no cérebro. Com o aumento da quantidade de dopamina e norepinefrina, é mais fácil prestar atenção e foco. Além disso, a hiperatividade e o comportamento impulsivo são reduzidos.

Vyvanse e Adderall são a mesma coisa?

Vyvanse e Adderall são dois medicamentos diferentes. No entanto, por serem ambos medicamentos estimulantes da mesma família de drogas (anfetamina), podem ser confundidos como sendo o mesmo medicamento.

Aqui estão alguns fatos sobre os dois medicamentos para esclarecer suas semelhanças e diferenças:

Adderall

Adderall é uma marca para uma droga que contém dextroanfetamina e anfetamina. Está disponível em duas fórmulas: Adderall IR (liberação imediata) e Adderall XR (versão estendida).

Adderall IR é de curta duração e dura aproximadamente 4 horas. Normalmente, quando uma pessoa é prescrita essa versão de lançamento imediato, eles a tomariam duas ou três vezes por dia.

A fórmula do XR é eficaz por 10 a 12 horas. Ele se tornou aprovado pela FDA em 1996 e é aprovado para ser prescrito para pessoas de 6 anos ou mais. Adderall também é aprovado para tratar a narcolepsia.

Vyvanse

Vyvanse é uma marca de um medicamento que contém lisdexanfetamina. Quando a lisdexanfetamina entra no corpo, é convertida em dextroanfetamina. Está disponível em uma fórmula e é eficaz por aproximadamente 14 horas.

Vyvanse foi aprovado pelo FDA em 2007 e é aprovado para tratar pessoas com 6 anos ou mais. Além de tratar o TDAH, o Vyvanse é aprovado para o tratamento do transtorno da compulsão alimentar periódica.

Vyvanse vs. Adderall

Talvez a maior distinção entre Adderall e Vyvanse seja que Vyvanse é um pró-fármaco. Isso significa que ele precisa ser tomado por via oral para ser metabolizado pelas enzimas do corpo para se tornar eficaz.

Vyvanse também é frequentemente descrito como “mais suave”. Uma das razões para isso é que – porque tem uma taxa de absorção mais lenta – não há um “chute” ou “solavanco” no sistema quando a medicação começa a funcionar. Além disso, há menos recuperação da medicação quando o Vyvanse começa a se desgastar. Os efeitos do Adderall começam a funcionar em 30 minutos. Em contraste, o Vyvanse leva aproximadamente de uma a duas horas para entrar em vigor.

O Adderall está disponível em versões intermediárias e estendidas, o que permite uma grande flexibilidade na forma como pode ser tomada. Por exemplo, uma pessoa pode ser prescrita Adderall XR para tomar diariamente e ter Adderall IR para tomar quando um efeito mais imediato é necessário ou quando é benéfico ter a medicação de desgaste antes de deitar.

Qual droga é melhor para você?

Se você está se perguntando qual medicação para TDAH é melhor para você ou seu filho, consulte o seu médico ou pediatra. Encontrar a medicação ideal, muitas vezes envolve um pouco de ida e volta com o seu médico, cada pessoa responde de forma diferente a cada droga. Quando você começar a tomar um novo medicamento, monitore como ele se sente, incluindo os efeitos colaterais. Em seguida, informe o seu médico para que eles possam fazer os ajustes necessários, se necessário.

Lembrando que Adderall não está disponível no Brasil.


0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese
en_USEnglish pt_BRPortuguese

MegaMindfulness

O Mindfulness diminui ansiedade e stress e aumenta concentração e produtividade, ocupando apenas 2% do seu dia.